Itaipu Binacional: as maneiras de conhecer a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia

Em Outrosby Malana

Itaipu é líder mundial em produção de energia limpa e renovável.  Localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a barragem foi construída pelos dois países. A obra está localizada em Foz do Iguaçu e é um dos atrativos turísticos mais visitados do destino. 

Confira as diferentes maneiras de conhecer a Itaipu e todos os passeios que a usina oferece.

Visita Panorâmica

A grandiosidade de uma usina construída entre dois países, se revelada em números, surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. Mas, quando vista de perto e de vários ângulos em uma volta pela Visita Panorâmica, impressiona ainda mais e garante uma experiência única e marcante.

Além da visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

Funcionamento: todos os dias, das 08h30 às 17h mediante reserva.

Tempo de duração: 1h00 aproximadamente, sem contar translado.

*Fotos: Alexandre Marchetti e Rubens Fraulini

Itaipu Especial

Um percurso no coração da usina que remonta à história, ao mesmo tempo em que surpreende pela modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos e evidencia a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia.

Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e expressam a realidade da geração ininterrupta. Entrar em uma das próximas catedrais de concreto e observar a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, é se sentir na terra de gigantes.

O Itaipu Especial ainda permite observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividem a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica, e conhecer as principais áreas externas de Itaipu, com paradas em mirantes com visões privilegiadas.

Funcionamento: Todos os dias, mediante reserva.

Tempo de duração: 2h30m sem contar translado.
*Somente para maiores de 14 anos.

*Fotos: Jean Pavão

Itaipu Iluminada

O passeio Itaipu Iluminada já é bastante tradicional em Foz do Iguaçu: a energia produzida na usina se transforma em espetáculo durante a noite. Do Mirante Central, tenha a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias.

Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em sincronia, o acendimento das luzes, que dão uma ideia da extensão de 8 Km da barragem.  Aproveite a oportunidade e conheça mais sobre a Itaipu, a maior geradora de energia do mundo, por meio da história, música e cultura dos barrageiros que construíram essa grandiosa obra.

O passeio consiste em um show de músicas trinacionais, iluminação da barragem, fogos de artifícios e projeção mapeada.

Funcionamento: Sextas, Sábados e domingos às 19h30

Tempo de duração: 1h30 sem contar translado. 

*Fotos: Caio Coronel e Jean Pavan

Itaipu Refúgio Biológico

Bem próximo aos equipamentos e colaboradores envolvidos na produção de energia, convivem jaguatirica, quati, jacaré, urubu-rei e serpentes. Essas são algumas das 50 espécies e dos mais de 960 gêneros de plantas abrigados no Refúgio Biológico Bela Vista.

O passeio pela unidade de proteção, criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina, contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio.

Em dois quilômetros de caminhada, em uma trilha em meio à floresta nativa, a experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

Funcionamento: Terça a Domingo, mediante reserva.

Tempo de duração: 03 horas. 

*Fotos: Jean Pavan

Itaipu Ecomuseu

Uma volta ao passado conduzida por instalações e equipamentos que permitem interação e maior realismo à experiência. O espaço recria cenários que vão do período pré-histórico à povoação de Foz do Iguaçu e à construção da usina. Fotografias, peças e objetos da época ajudam a contar a rica história da Itaipu Binacional. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz toda a região trinacional.

Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h, mediante reserva.

Tempo de duração: 1h00 aproximadamente,  sem contar translado

*Fotos: Ecomuseu

DICAS IMPORTANTES:

A Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica em funcionamento! Por isso, respeite as normas de segurança do local!

  • Contrate uma agência de receptivo local com acompanhamento de guia de turismo local. A visita fica ainda muito mais interessante;
  • Não se esqueça de levar os documentos originais com foto;
  • No centro de visitantes existem armários para que os visitantes guardem seus pertences se necessário;
  • Alguns passeios têm ingressos limitados! Por isso; o ideal é comprar os ingressos antecipadamente ou reservar através de uma agência de receptivo local;

Além disso, o passeio da Itaipu Especial tem algumas restrições quanto à visitação! Por isso, fique atento:

  • Menores de 14 anos não podem realizar o passeio;
  • É obrigatório o uso de roupas com comprimento abaixo do joelho e calçados fechados!
  • É obrigatória a utilização do equipamento de segurança durante a visita interna!

A Neumann Operadora de Receptivo oferece todos esses passeios e transfers com preços e condições especiais: contato@neumanntour.com.br / operacoes@neumanntour.com.br  (45) 3028-2100. Trabalhamos com qualidade, conforto e segurança.

Vai vir a Foz do Iguaçu: Veja nossas dicas:https://neumanntour.com.br/dicas-para-sua-viagem-a-foz/