Foz do Iguaçu é conhecida como destino do mundo por causa de seus atrativos turísticos e belezas naturais. E entre as inúmeras opções de passeios oferecidos, o turista ainda tem a oportunidade de pisar em solo argentino ou paraguaio e viver experiências únicas.
Para ir ao Paraguai é preciso estar munido dos documentos necessários e atravessar a Ponte Internacional da Amizade, que tem pouco mais de 500 metros. É quase um pulinho e você já está no país vizinho.
E quando se fala em Paraguai, uma das primeiras palavras que se pensa é compra. E não é para menos! Os preços convidativos e bem abaixo do valor de mercado brasileiro são capazes de encher os olhos de qualquer um. E ali tem de tudo. Mas de tudo mesmo! De bugigangas a eletrônicos. É um verdadeiro mar de opções.
O fluxo do comércio no Paraguai é intenso. As ruas são super coloridas, cheias de camelôs e vendedores ambulantes e há uma movimentação intensa de veículos e pessoas.
Para quem deseja mais tranquilidade a dica é fazer as compras nos shoppings, que são espaços maiores, com inúmeras opções de lojas e produtos, mais seguros e que oferecem itens confiáveis. O preço será um pouco maior se comparado a determinados lugares do Paraguai, mas ainda assim é mais barato que o Brasil.
Como pagar as compras no Paraguai?
Grande parte das lojas no Paraguai aceita real, dólar ou cartão de crédito internacional. A melhor forma de efetuar o pagamento é com dólar em espécie, pois normalmente a cotação da moeda é mais favorável.
Mas atenção: o valor das cotas é de até US$ 500 por pessoa. Se esse limite for ultrapassado, é cobrada uma taxa de 50% do valor excedente e ainda pode haver a apreensão do produto.
Dicas de ouro
Estar com roupas confortáveis e tênis.
Evitar usar bolsas e joias.
Estar com documentos de identificação.
Consultar itens que podem ser adquiridos e quantidade permitida.
Pesquisar os preços e conferir os produtos comprados.
Pedir nota fiscal e garantia. (Lembre-se: a nota fiscal emitida lá não é válida no Brasil).
Vá ao Paraguai com a Neumann
Se você quiser garantir total conforto e maior segurança, a Neumann te ajuda! Há duas opções para melhor te atender: o serviço regular e o privativo.
No serviço regular, um veículo da empresa passa em determinados hotéis, busca os hóspedes e os leva ao Paraguai. Ao todo são cinco horas de compras pelos shoppings.
Já no serviço privativo apenas um grupo é levado ao Paraguai e os guias fazem todo um acompanhamento. Se o cliente preferir, também pode optar por realizar as compras sem a presença do guia. Neste caso, são combinados um horário e local para o retorno ao Brasil.
Vale lembrar que o serviço regular e o privativo podem ser em qualquer dia da semana e sempre com horário marcado.