Onça Pintada: símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade – Dia Nacional e Internacional da Onça Pintada. O dia 29/11 foi escolhido pelo Brasil para ser o dia Nacional da Onça Pintada. Uma data para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural desta espécie que se tornou símbolo da conservação da biodiversidade de nosso país.
A realização do sonho de festejar e atrair especial atenção para a espécie em uma data comemorativa foi concretizada a partir da Portaria MMA no 8 de 16 de outubro de 2018. O CENAP/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros) e o Projeto Onças do Iguaçu trabalharam junto com o Ministério do Meio Ambiente para que isso acontecesse.
O papel de liderança que o Brasil vem exercendo nos esforços de conservação da espécie impulsionaram, a data comemorativa escolhida, para o nível internacional. No dia 20 de novembro, durante a Conferência entre as Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP14) que está sendo realizada em Shram El-Sheik no Egito, organizações não governamentais e países de ocorrência da onça pintada declararam o dia 29/11 dia Internacional da Onça Pintada, seguindo a iniciativa do governo brasileiro. Isso significa que nos 18 países em que a espécie ocorre teremos comemorações com foco na conservação da onça pintada. Ou seja, vamos integrar ainda mais as nações que querem conservar essa magnífica espécie.
E os esforços não param por aí, ainda durante a COP-14, foi apresentado um plano de ação global para a conservação da espécie (Roadmap Jaguar High 2030), sendo que vamos trabalhar em conjunto para assegurar a preservação de 30 unidades de conservação prioritárias e o estabelecimento de corredores de conectividade. De acordo com o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, “O Brasil está totalmente comprometido com a conservação do jaguar em nosso país. Para aumentar o envolvimento do público e promover ações integradas de conservação, nós criamos o Dia Nacional da Onça”.
O grande lançamento do “agora” Dia Internacional da Onça será no Parque Nacional Iguaçu, PR. E não é por acaso. É na fronteira entre Brasil-Argentina e Paraguai que um grupo de pesquisadores deu um passo pioneiro nas ações integradas (transfronteiriças) de pesquisa e conservação da espécie. Iniciativa que mereceu reconhecimento por parte da Nações Unidas durante o evento Jaguar High 2030 realizado na sede da ONU em Nova Iorque em março deste ano.
O esforço integrado destes países resultou na recuperação da população de onças pintadas no que chamamos de Corredor Verde, região que compreende a bacia do Alto Paraná. Saltamos de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para os atuais 100 indivíduos. O projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté (Argentina) trabalham em uma parceria linda e produtiva pela conservação das onças-pintadas na região. Sim, temos bastante para celebrar. É uma grande conquista, mas os esforços não podem parar. Para a região, nossa meta é atingir 250 indivíduos até 2030.
Venha comemorar com a gente o dia deste gato fantástico que temos o orgulho e honra de ter em nossas matas. Vamos juntos cuidar das nossas onças? Vem, gente! #LoucosPorOnças