Por que visitar Foz do Iguaçu?

Em Outros, Produtosby Michel Figueiredo

Foz do Iguaçu é conhecida mundialmente por belezas como as Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Isso faz com que, todos os dias, a cidade seja visitada por pessoas de inúmeros países. Além disso, Foz fica localizada na divisa com o Paraguai e a Argentina e abriga cerca de 80 etnias.

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são um conjunto com 275 quedas que se estendem pelo Rio Iguaçu. O trajeto até as quedas contempla passeios de ônibus, caminhada em meio à mata, inclusive com a presença de animais silvestres, e a arrebatadora visão das quedas que chegam a 80 metros de altura. Pela passarela, é possível chegar bem perto da famosa garganta do Diabo e viajar no tempo com a música tocada pelo som das águas.

Tanta beleza reunida resultou em diversos títulos para as Cataratas do Iguaçu, reconhecida como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza em 2011.

O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, é uma área com fauna e flora ricas e possui uma extensão de 185.262,2 ha. Por isso, além de visitar as Cataratas, ainda é possível fazer uma série de passeios maravilhosos como a Trilha do Poço Preto, a Trilha das Bananeiras, o Voo de Helicóptero e o Macuco Safari, que é um passeio de barco pelas correntezas. O Parque Nacional da Argentina também é uma ótima opção de passeio.

Foto: Cataratas do Iguaçu

Parque das Aves

Vizinho das Cataratas, o Parque das Aves é um atrativo surpreendente! Ali, em meio à Mata Atlântica, as aves são recuperadas e conservadas. São mais de 1.320 aves de 143 espécies diferentes.

Algumas das experiências proporcionadas aos visitantes são poder olhar nos olhos de um tucano, entrar no viveiro das araras e, ainda, visitar os bastidores, vendo a alimentação e saúde das aves ou tendo contato direto e participação em rituais e alimentação com membros de uma tribo indígena guarani.

Foto: Parque das Aves

Marco das Três Fronteiras

Esse ponto turístico também merece destaque! O atrativo é conhecido pelo encontro dos Rios Paraná e Iguaçu e proporciona uma visão única dos três países da fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. A sua estrutura lembra as missões jesuíticas e conta com o restaurante Cabeza de Vaca. 

Foto: Christian Rizzi

Usina de Itaipu

O passeio pela usina também é de tirar o fôlego! A barragem de Itaipu tem mais de sete mil metros de extensão e 196 metros de altura. Na visita panorâmica, ver essa imensidão de perto e por vários ângulos impressiona e garante uma experiência magnífica. Além da visão do vertedouro, o trajeto ainda proporciona contato com a natureza e lindas paisagens.

E ainda tem o Circuito Especial, que vai além da Visita Panorâmica se estendendo à galeria dos geradores, barragem e eixo da turbina.

Foto: Alexandre Marchetti

Outras Atrações

Foz do Iguaçu é um mar de oportunidades para quem deseja se divertir e conta com outras atrações incríveis como o Refúgio Biológico, Ecomuseu, Kattamaram, o Museu de Cera – Dreamland – e as Pontes que ligam o Brasil ao Paraguai e Argentina.

E, além disso, ainda há várias opções de restaurantes e bares para aproveitar a noite na fronteira. Lembrando que, para quem quiser conhecer mais da culinária iguaçuense, o Pirá de Foz é o prato típico.